Página Inicial
Dr. Wagner Guimarães Lemos
Lesões do Joelho
Vídeos
Orientações Cirúrgicas
Contato
Área Restrita
OrientaÇÕes CirÚrgicas
Tratamento fisioterÁpico inicial para Artrosplastia total do joelho

1 às 24 horas de pós-operatório:

-Posicionamento no leito:
-Membro inferior em elevação, com extensão total do joelho, se possível com Crio-cuff;
- Manter o pé apontado para cima;
- Estimular a mobilização da panturrilha;
- Não colocar nada (travesseiros) abaixo do joelho. É importante que se consiga a extensão completa do joelho no primeiro dia de pós-operatório.

1º dia de Pós-operatório (terça feira):

-Exercícios isométricos de quadríceps:
- Mobilização do tornozelo, ativo e resistido;
-Glúteo (realizar báscula de pelve);
-Exercícios ativos dos pés;
-Crioterapia (Crio-cuff) se possível 30 minutos a cada 2 horas.

2º, 3º e 4º dia de Pós-operatório:

-Exercícios isométricos de quadríceps o maior tempo possível:
-Manter-se o maior tempo possível na cadeira, evitando o leito;
-Fazer flexão do joelho, preferencialmente até 90º;
-Manter exercícios anteriores;
-Iniciar descarga de peso parcial sobre o membro operado, com auxílio de andador.

OrientaÇÕes iniciais ao paciente que vai se submeter À artroplastia total do joelho

1- Habitualmente as cirurgias são programadas para o turno da manhã e a última refeição será às 22:00 h do dia anterior.

2- Levar para o hospital o risco cirúrgico do cardiologista e exames complementares. Não se esquecer da radiografia.

3- Tomar banho com sabonete antiséptico (soapex) no dia anterior à cirurgia e raspar os pelos em volta do joelho a ser operado, caso haja pelos nesta região.

APÓS A CIRURGIA

4- Manter o joelho sempre com extensão completa, não colocar travesseiros abaixo do joelho. O pé deverá estar sempre apontado para cima, e não para o lado.

5- Durante a operação é colocado um dreno no joelho, para evitar que se acumule sangue no local. Este dreno é retirado com 24hs de pós-operatório.

6-Exames de sangue são feitos para controle após a operação e eventualmente pode ser necessária transfusão sangüínea.

7- No segundo dia de pós-operatório, habitualmente na quarta feira, e se as condições gerais permitirem, o paciente é colocado de pé para começar a andar dentro do quarto com auxílio de andador.

8- Iniciam-se exercícios para movimentar o joelho. È muito importante que o paciente entenda a necessidade desses exercícios e colabore com o fisioterapeuta. A artroplastia do joelho é desconfortável nos primeiros dias, e seria ótimo se pudéssemos deixar o joelho parado até que a dor da operação tivesse desaparecido. Entretanto, se fizermos isso, o joelho fica mais duro a cada dia e, se as cicatrizes da cirurgia ficarem firmes nessa posição, o joelho não se dobra mais. Portanto, somos forçados a fazer os exercícios com o joelho ainda em processo de cicatrização.

9- O tempo de permanência no hospital é em média 04 (quatro) dias.

10- Os pontos de sutura são retirados entre o 10º e 15º dia de pós-operatório, na clínica IOT, na terça ou sexta feira.

11- Na alta hospitalar são prescritas medicação analgésica e antitrombótica.

12- Comunique anormalidades no tel. 3213-81-66 ou 3222-02-59. As principais complicações são:

Febre acima de 38;
Dor incapacitante;
Drenagem de secreção na ferida operatória.

OrientaÇÕes iniciais ao paciente que vai se submeter À reconstruÇÃo cirÚrgica do ligamento cruzado anterior

1- Cirurgias programadas para o turno da manhã a última refeição será às 22:00h do dia anterior.

2- Cirurgias programadas para o turno da tarde, permite-se café da manhã até as 07:30h.

3- Tomar banho com sabonete antiséptico (soapex) no dia anterior à cirurgia e raspar os pelos em volta do joelho a ser operado. Raspar na região anterior e lateral do joelho 10 cm acima da patela, indo até o meio da canela.

4- Programar o uso de muletas que serão levadas ao hospital e serão retiradas entre 10 e 15 dias de pós-operatório.

5- Manter o curativo limpo e seco, protegendo-o com plástico durante o banho.

6- O primeiro curativo só será trocado pelo Dr. Wagner no 3º dia de pós-operatório, na terça ou sexta feira.

7- Usar a medicação prescrita, analgésica e anti-inflamatória durante 10 dias.

8- Manter o joelho com extensão completa, não colocar travesseiros abaixo do joelho.

9- Manter o joelho elevado o maior tempo possível.

10- Andar com auxílio de muletas, dividindo o peso entre o membro operado e as muletas. Ao caminhar, procurar apoiar inicialmente o calcanhar para estimular a extensão do joelho.

11- A fisioterapia formal inicia-se a partir do terceiro dia de pós-operatório, após o primeiro curativo.

12- Comunique anormalidades no tel. 3213-81-66 ou 3222-02-59. As principais complicações são:

Febre acima de 38;
Dor incapacitante;
Drenagem de secreção na ferida operatória.

OrientaÇÕes prÉ-operatÓrias para artroscopia

Internar no Hospital Biocor ou Hospital Belvedere no dia marcado para a cirurgia com jejum a partir de 22:00h do dia anterior para cirurgias pela manhã, e jejum após o café para cirurgias à tarde

 É permitida a alimentação leve no dia anterior, tipo café, bolachas, torradas, ou pão francês. Deve-se evitar a ingestão de alimentos de difícil digestão como vitaminas de leite, ou alimentos com base protéica como salame, patês, carnes e alimentos gordurosos. Da mesma maneira não se deve ingerir álcool na noite anterior à cirurgia.         

Raspar os pelos em volta do joelho a ser operado, um pouco acima da patela, e até no meio da canela. Raspar na frente e nas laterais, não sendo necessário que se raspe os pelos da região posterior.

Sua cirurgia será realizada no período da manhã ou tarde, com alta prevista para o dia seguinte pela manhã, ou esporadicamente no mesmo dia à noite.         

O apoio do membro operado é permitido, e incentivado desde o 2º dia de pós-operatório, sem o auxilio de muletas, a não ser que orientado pelo Dr. Wagner. Iniciar o apoio do pé operado pelo calcanhar para estimular a extensão do joelho.         

O primeiro curativo será realizado nas 3ª ou 5ª feira pela manhã. Até então manter o curativo limpo e seco, protegendo com plástico na hora do banho.         

Dúvidas com relação à internação favor procurar a secretária Eva na clínica IOT f: 3213-81-66, ou a secretária Fátima no consultório privado f: 3222-02-59


Dr. Wagner G. Lemos
CRM 23895

OrientaÇÕes prÉ-operatÓrias para cirurgia de LCA

Internar no Hospital Biocor ou Hospital Belvedere no dia marcado para a sua cirurgia com jejum programado para as 22:00h do dia anterior nas cirurgias realizadas pela manhã e com jejum após o café da manhã para as cirurgias que serão realizadas à tarde.

 É permitida a ingestão de comidas leves na noite anterior, tipo café, bolachas, torradas, ou pão francês. Deve-se evitar a ingestão de alimentos de difícil digestão como vitaminas de leite, ou alimentos com base protéica como salame, carnes, alimentos gordurosos etc. Da mesma forma deve-se evitar a ingestão de álcool no dia anterior à cirurgia.

Raspar os pelos em volta do joelho a ser operado, um pouco acima da patela, e até no meio da canela. Raspar na frente e nas laterais, não sendo necessário que se raspe os pelos da região posterior. A alta hospitalar é prevista para o dia seguinte pela manhã.

Providenciar o aluguel de muletas que serão utilizadas entorno de 10 dias após a cirurgia. O apoio do membro operado é permitido, e incentivado desde o 2º dia de pós-operatório, auxiliado pelas muletas.

O primeiro curativo será realizado na 3ª ou 5ª feira pela manhã, na clínica IOT, não sendo necessário que se agende este retorno. Até então manter o curativo limpo e seco, protegendo com plástico na hora do banho.

Dúvidas com relação à internação favor procurar a secretária Eva na clínica IOT f: 3213-81-66, ou a secretária Fátima no consultório privado f: 3222-02-59


OrientaÇÕes pÓs-operatÓrias de prÓtese total de joelho

Curativo:

Lavar as mãos com água e sabão anti-séptico e álcool gel antes de iniciar o curativo. Pode lavar a ferida operatória com água corrente e sabão anti-séptico (Soapexâ, Neutrogermâ ou similar). Secá-la ao final com gaze esterilizada.
O curativo deve ser diário com soro fisiológico, polvidine tópico, e gazes esterilizadas.
Não pode colocar as mãos ou unhas diretamente sobre a ferida operatória.
Após o 5o dia pós-operatório, se a ferida estiver seca, não é necessário concluí-la com gazes.
Utilize apenas o esparadrapo micropore.

Alimentação:

É fundamental para uma boa cicatrização e para prevenção de infecções. De tudo um pouco (liberado: carnes vermelhas ou brancas, ovos, frutas, verduras e legumes). O Yakult ajuda a regular o ritmo e a flora bacteriana intestinal. Pode contribuir inclusive também para prevenir infecções de origem intestinal.

Deitar:

Liberado em qualquer posição. A melhor é aquela que produz mais conforto e atenua a dor pós-operatória, desde que não ocorra semiflexão do joelho. Não colocar “travesseirinho” ou outro calço para fletir o joelho. A melhor posição é a extensão completa do joelho, com a perna elevada.

Assentar:

Liberado. Procurar manter o joelho fletido a 90º quando estiver assentada.

Andar:

Liberado. É aconselhável nos primeiros dias após a cirurgia que o paciente esteja sempre acompanhado por alguém para prevenir quedas, pois pode haver alguma tonteira ou sensação de fraqueza.

Medicações:

Seguir apenas as medicações prescritas anexas a essas orientações. Medicações de uso contínuo em uso antes da cirurgia podem ser retornadas.

Anormalidades:

Comunicar com a secretária Eva no IOT, tel. 3213-81-66, ou a secretária Fátima no consultório particular no tel. 3222-02-59. À noite ou nos finais de semana, procurar o pronto socorro no Hospital Biocor, tel. 3289-50-02. As principais anormalidades são: febre, dor persistente, contínua ou progressiva, aparecimento ou aumento de secreção aquosa, sanguinolenta ou pus.

IOT - INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Rua Bernardo Guimarães, 1444 - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3213-8166
CONSULTÓRIO
Rua da Bahia, 4º Andar - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3222-0259