Página Inicial
Dr. Wagner Guimarães Lemos
Lesões do Joelho
Vídeos
Orientações Cirúrgicas
Contato
Área Restrita
Prótese total de joelho

A artroplastia de joelho, na verdade, é uma operação em que é feita a cobertura apenas das superfícies ósseas danificadas do fêmur, da tíbia e da patela. A cartilagem articular danificada é substituída por peças de metal e plástico (próteses). As extremidades do fêmur e tíbia são cobertas com uma prótese de metal, que são separadas por um componente de polietileno de alta densidade, que aumenta muito sua durabilidade. A patela também é substituída por um componente de polietileno. As próteses são habitualmente fixadas ao osso através de um cimento ósseo especial, chamado metilmetacrilato. Este vem em forma de um pó e um líquido, que são misturados e em alguns minutos adquirem uma consistência pastosa. Essa pasta é então pressionada contra o osso, e a prótese pressionada contra o cimento. Em cerca de dez minutos o cimento adquire uma consistência pétrea e a prótese está fixada. Isto permite uma mobilização precoce do joelho sem maiores riscos de soltura da prótese.

Como a prótese total do joelho é uma cirurgia de grande porte, é indicada uma avaliação clínica completa. É preferível que o médico que fará essa avaliação possa acompanhar o paciente antes e depois da cirurgia, para tratar qualquer eventual complicação. Poderemos indicar um clínico ou cardiologista de confiança que atue no Hospital Biocor. A avaliação pré-operatória mostrará como estão as condições do coração, pulmões, rins, e outros órgãos, e se há necessidade de qualquer tratamento prévio à operação.

Existe a necessidade do uso de suportes para a marcha, isto é, muletas, bengalas ou andador. Elas serão usadas por até 6 semanas após a operação para proteger a prótese e prevenir quedas. A maioria dos pacientes a partir do terceiro dia da operação está usando poucos remédios para dor e sentindo-se bem. Após a alta, o paciente deve retornar para nova consulta após 10 dias para a retirada dos pontos.

A cada consulta será necessária uma radiografia do joelho operado, para verificar como a prótese está se portando. Outras consultas serão realizadas sucessivamente até 6 meses de pós-operatório, então com 1 ano e depois anualmente. O controle anual da cirurgia é indispensável para acompanhar o resultado da artroplastia, assim como para o paciente saber como está indo seu joelho. Após 4 meses da cirurgia os pacientes estão com 90% de sua recuperação concluída, e geralmente ainda há melhora durante o primeiro ou segundo ano após a operação.

IOT - INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Rua Bernardo Guimarães, 1444 - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3213-8166
CONSULTÓRIO
Rua da Bahia, 4º Andar - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3222-0259